8 Maneiras de Parar de Sentir-se Tão Maldito’ Culpado o Tempo Todo

Nós temos tudo estado lá: É a sua época mais agitada no trabalho, você pode ter uma consulta no dentista e um quebrado aquecedor para lidar com—e para piorar, o telefone vibra com um texto da Mãe: “Você não está voltando para casa este fim de semana? Nós nunca ver você.” Ah, e o que é isso no seu Gmail? Uma mensagem de seu melhor amigo, repreendendo-o por não concordar, após o trabalho de bebidas: “Mas é o meu mês de aniversário!” Ugh. Um sentimento de culpa não é do tipo de férias que você estava esperando para agora.

“A culpa pode ser muito direto ou indireto”, diz Alice Ann Holanda, Ph. D., Dallas neuropsychologist. “Ele pode ser o tipo de face-a-face ou sutil, ‘eu gostaria que você esteve lá,” que se repete, passivo-agressivo comentários”. E aqueles pequenos comentários podem adicionar um monte de estresse.

“A coisa sobre a culpa, que é uma daquelas emoções que, em pequenas doses, é realmente útil, pois protege as nossas relações”, diz o Cara do Guincho, Ph. D., psicólogo e autor do Emocional de Primeiros Socorros: a Cura de Rejeição, Culpa, Fracasso, e Outros Diário Dói. “Se esqueceu de ligar para alguém em seu aniversário, a culpa vai nag-nos até nós.” O problema ocorre quando a culpa não forem resolvidos. “Se você pensar a mente como algo que tem uma quantidade limitada de poder computacional e de energia emocional, culpa chupa muito disso”, diz Guincho. Então, como lidar quando os seus mais próximos e mais queridos são o colocar na espessura? Leia sobre algumas dicas fáceis.

1. Ouvir a Outra Pessoa
Nosso primeiro instinto quando pensamos que estamos sendo manipulados é resistir à tentação, diz David Feinstein, Ph. D., psicólogo clínico e diretor executivo da InnerSource em Ashland, Oregon. Mas ele sugere uma abordagem mais flexível. “Começar por ouvir o que [a pessoa], pedindo, ao invés de dizer não, imediatamente, para deixá-los saber que você entenda o que eles estão dizendo”, diz ele. Por exemplo, se a sua mãe quer que você venha visitar, Feinstein recomenda dizendo algo como, “eu ouço você, parece que é realmente importante para você do que eu vir e seria solitário com nenhum de seus filhos.”

2. Avaliar a Situação
Não se sinta mal se você RSVP “não” para o casamento de uma de longa distância amigo que você não vê há anos. “A razoabilidade do pedido importa em como você vai responder”, diz ele. “Se o pedido é razoável, então é mais sobre a fixação de limites, em uma espécie de forma. Se o pedido é razoável, mas você não pode fazê-lo por qualquer razão, é realmente mais sobre a emissão eficaz de um pedido de desculpas.” Vamos dizer que você está a definição de limites para uma festa que você não pode comparecer devido a obrigações de trabalho. Guincho sugere dizendo algo como: “eu realmente entendo o que você gostaria de me ir. Eu adoraria ir, mas isso simplesmente não é possível para me afastar do trabalho e eu já disse isso a você. Eu não posso mudar isso, então tudo o que você está fazendo agora é fazer-me sentir muito mal, quando não há nada que eu possa fazer para mudar isso.”

E quando se trata de pedir desculpas, você deve estar focada em demonstrar a sua compreensão da outra pessoa, ao contrário do motivo você tem para não ir, diz o Guincho, o que sugere dizendo algo para o efeito de, “estou tão triste que eu não posso fazer a sua festa de aniversário. Eu sei um pouco decepcionado, você deve ser, então, eu estou muito triste se o que você coloca para fora. Eu só estou tendo um tenso o tempo no trabalho que eu não quero correr o risco de tomar essa noite.”

3. Get Real
O mais importante, você deve ser tão honesto como você pode, diz Holland. “Eu acho que um monte de pessoas têm dificuldade em dizer não aos convites, mesmo quando estamos legitimamente muito cansado ou estressado demais, ou muito ocupado”, diz Holland. “E nós pensamos que não é uma boa desculpa, em parte, porque sabemos que as pessoas tendem a usar isso como uma desculpa, mesmo quando isso não é verdade, certo?” Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é ter uma atitude de franqueza. “Se você desenvolver uma reputação de ser honesto sobre seus motivos para não poder ou querer fazer as coisas certas, as pessoas vão realmente respeito é quando há momentos em que você realmente está muito cansado ou estressado demais, ou muito ocupado”, diz Holland.

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4. Estabelecer Limites
Não deixe nada ao acaso, ser absolutamente claro sobre suas limitações de imediato. “A maneira mais fácil e mais simples coisa é definir clara e firme de fronteiras e limites, de modo a não ficar arrastado para uma situação em que você está tendo para debater esta questão ou justificar ou defender sua posição,” afirma Kieran Ayre, Ph. D., um Morristown, Nova Jersey, licenciado clínico assistente social.

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5. Propor um Plano Alternativo
E se você realmente não quiser sair com o amigo de escola, você já foi acidentalmente soprando, ou você realmente desejo que você poderia fazer isso em casa para a Páscoa? Certifique-se de deixar a pessoa estende o convite saber o que você deseja que você poderia fazer, e até uma outra hora para vê-la. Holanda sugere dizendo algo para este efeito: “Você sabe que eu realmente gostaria de estar lá para você, mas é estação ocupada no trabalho e eu estou me sentindo muito de correr para baixo para ir para a festa de amanhã à noite.” Em seguida, tornar a empresa de planos para torná-lo até que ele ou ela mais tarde.

6. Falar para o ‘Culpado’ Festa
Muitas vezes parece que as mesmas pessoas nag-nos sobre compromissos sociais, mais e mais. Em situações como essa, diz Holland, é uma boa idéia para resolver o problema de frente. “Se é um problema crônico com uma pessoa em particular, apenas [tomar] o tempo para conversar com essa pessoa quando o convite não está sobre a mesa”, diz ela. “Tendo tempo para sentar-se e dizer,” Você sabe, eu realmente valor a sua amizade, mas eu não posso aceitar sempre a cada convite. Como podemos trabalhar juntos para resolver esta situação, no futuro, para não passarmos em incômodo ou discutindo ou a mágoa?’ Fazer isso em uma época quando não há um ativo problema pode ser útil, porque não há uma situação específica que você está a falar.”

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7. Mantê-Lo Em Movimento
O que se a sua mãe se recusa a ceder ao dizer-lhe que você realmente não pode fazer as 500 milhas de viagem de casa no meio da maratona de treinamento? Às vezes, você apenas deixá-lo ir. “Reconhecer que a pessoa está dizendo, mas, em seguida, mova”, diz Ayre. Dizer algo como “desculpe, Mamãe, que você sinta isso. Tem que ser difícil estar só nesta época do ano. Eu, infelizmente, têm outros compromissos, mas eu vou conectar com você em X data.”

8. Auto-Refletir
Sentimos ya: a Culpa pode fazer um número em você. Por isso, é importante encontrar tempo para relaxar e colocar o kibosh sobre quaisquer sentimentos negativos que você possa ter a respeito de uma situação. “A reflexão é uma forma muito poderosa para lidar com a culpa, tanto como receptor ou, se estiver a tendência a usar a culpa”, diz Feinstein. “Se você está recebendo a culpa e você está se sentindo a culpa, a reflexão sobre se a culpa é proporcional a situação pode realmente ajudar a dissolver [ele]. Eu acho que o diário é uma das melhores técnicas para que, escrevendo sobre todos os pedaços de [a situação].”

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